terça-feira, 31 de março de 2009

Devaneios Suicidas - Cypher e a opção de viver uma mentira


Hoje vi o tema de uma manchete no Yahoo, sobre os 10 anos de Matrix, o filme que é sem duvida um dos melhores de ficção de todos os tempos.
A maioria das pessoas prefere comentar sobre a cena em que Morpheus oferece a pilula vermelha (que simboliza a verdade) e a azul (mentira ou continuismo). E nosso heroi, logico, aceita a pilula vermelha. E nisso temos todo emblema do filme, a luta pela verdade, liberdade e o pensar por si proprio - por mais doloroso que tais coisas sejam.

Nesta cena http://www.youtube.com/watch?v=SqVEEcqrGcA&NR=1 temos uma cena igualmente importante e forte.
Primeiro - Cypher conversa com Neo sobre a dura realidade.
Segundo - Negocia com o agente Smith seu retorno à Matrix.
Claro que a traição não se justifica (ele promete entregar Morpheus a Smith), mas seus motivos podem ser vistos por diversas oticas.

Cypher optou por lutar pela verdade, e a 9 anos vive em condições sub humanas, insalubre e vivendo em risco. A todo momento corre o risco de morrer, dentro ou fora da matrix. Uma vida de luta e sem prazer. Uma vida REAL. Sua escolha passa a ser a ilusão. Ter um cabo conectado à cabeça, mas poder usufruir de sabores, prazeres, ter grana, ser alguem, ser reconhecido, um famoso ator!


O caso de Cypher mostra um extremo e logico que diante das telas, 99,9% dos telespectadores devem ter recriminado tal ação. Mas, e se tirarmos do contexto as ações posteriores da personagem - assassinato e traição. Se tudo fosse apenas uma rendição ao descanso das atribulações de seu cotidiano.

Voce se venderia a tal conforto? Viver uma mentira confortavel ao invés de uma dura realidade? Antes de apontar todos os dedos contra Cypher pense em dor, miseria, fome, falta de perspectiva.

Quero na verdade apontar o fato que muita gente se vende às ilusões, mente para si mesmo, se reconforta dizendo que esta tudo bem, para si e para os outros, se acomoda diante de situações que, as vezes, são até ruins, em prol de não desejarem outra realidade.
A ilusão faz parte da vida. Mentiras gostosas de se ouvir tornam nossas vidas mais agradaveis - massageiam o nosso ego. As vezes ficar na duvida é melhor que desvendar. Ignorar a verdade imediata e clara aos olhos e deixar que a verdade apareça suavemente, até que ela não se importe mais ou nem faça mais a diferença.

99,9% das pessoas talvez neguem isso e digam que vivem num mundo real, odeiam mentira e falsidade. O que é uma mentira! Todos mentem, enganam, ludibriam - nem que seja a si proprio.
A questão Cypher é muito oportuna no filme e tão digna de reflexão quanto a escolha de Neo. Todos nós, mesmo sem saber ou admitir, somos Neo e Cypher em diversos momentos da vida. A mentira nos acompanha desde a infancia, granjeando favores e enganando os outros. A mentira é odiosa, mas salva vidas, relacionamento, apazigua brigas e massageia o ego. Admita!


Um comentário: