sábado, 13 de junho de 2009

Devaneios Suicidas - Comunicações


Definitivamente - a comunicação via internet é fantastica.
Desde o MIRC, passando pelo ICQ, chats em tempo real... e hoje colocamos fotinhas, e ainda acionamos nossas web cams, e la estão os interlocutores se vendo em tempo real.
Algumas coisas ficaram perdidas, tento imaginar as comunicações dos nossos ancestrais, aquelas coisas de um passado não muito distante - como cartinha e correio... isso a apenas 20 anos atras, e ficavamos felizes com isso, escrever uma carta hoje, botar no correio amanhã e uma semana depois teu contato recebia (sem saudades nenhuma disso, porque eu sempre achava um saco ir no correio e ainda pegar fila).
Ah, havia antes disso tudo outros meios não praticos - Imagine - Pombo Correio! Como confiar num bichinho que pode entrar no cio no meio do caminho ou se distrair com milhos e minhocas. Entre uma mensagem e outra, o singelo mensageiro da paz resolvia parar numa praça e emporcalhar uma estatua. Alias, bem adestrado, o pombinho correio poderia ser muito util para mensagens de namorados brigados. Leva a mensagem e ainda aproveita para emporcalhar a soleira, janela, mesa, carro e até a cabeça de que recebe.
E os sinais de fumaça! Ah, a galera rasta adora isso até hoje. Se nos primordios isso era mensagem de guerra, hoje é mensagem de que uma rave, ou uma festa rasta ta rolando em algum canto.
O melhor mesmo, deveria ser as mensagens via tambor. Nosso querido ancestral tribal ia mandar um recado pra tribo vizinha e todo mundo aproveitava pra dançar. A fusão do tuts tuts com as mensagens de fumaça foram o inicio da discoteca, e daí a coisa descambou, deixou de ser comunicação e passou a ser apenas festa.
E a proxima geração, o que será? Resolverão o problema do sexo virtual? Haverá mais interatividade? Poderemos mandar um e-mail e um cachorro ou pombo te entregar algo em casa? Até que seria uma boa ideia, voce manda um cartão virtual para um namorado ou namorada e uma calopsita aparece dançando ao vivo e a cores em cima do monitor.
Alias, diga-se de passagem que as calopsitas são os animais que mais apreciam a tecnologia, provas para isso? basta procurar o verbete "calopsita" no youtube.
Houve uma epoca que eram os Talmagochis... mas por excesso de dependencia acabaram todos morrendo por fome ou falta de carinho. Enfim, é tudo muito mutavel. Nem ha como insinuar o que será a comunicação daqui da 5, 1o ou 20 anos, mas talvez, devido à impersonalidade do mundo virtual e a chatisse das comunicações unificadas, passemos a usar de Calopsitas e Tambores. Tudo em prol de um mundo mais divertido!

Um comentário:

  1. Eu adoro um pouco de romantismo e as vezes ainda vou ao correio enviar uma carta. Em papel de carta, escrita a mão. Quando estou muito empolgada uso o selo que trouxe de Florença, desses que deixa as minhas iniciais na cera e lacra a carta.
    Mas no geral amo o skype e a internet em geral. Morando em outro estado há apenas 3 meses é a melhor forma de manter contato com família e amigos.

    Bjs

    ResponderExcluir