quarta-feira, 3 de junho de 2009

Devaneios Suicidas - Erros e Acertos (aquela abordagem que ninguem pensou)




A vida exige enorme coragem. Apesar de todos os medos, temos que começar a viver. E a vida é insegurança. Se você ficar preocupado demais com proteção e segurança, você permanecerá confinado a um pequeno cantinho, quase em uma prisão. Será seguro, mas não será vivo, não terá aventura, não terá êxtase.. (Osho)

Vitorias e Acertos.

Acertividade, competitividade, podium, vencer, perfeição - Essas palavras brilham nas bocas de motivadores, alunos e professores de MBA's, vendedores, gestores... e talvez, em quase todas as pessoas de mentalidade sã. Todo mundo adora ser agraciado com premios, ver suas bravuras e conquistas lembradas e rememoradas nos halls da fama. Ah, como é bom manter os maiores pontos no score.
É um tesão! um gozo! um orgasmo para o ego!

E ao perdedor e o errante?
Ninguem se importa com o quase. Afinal de contas, quem era mesmo aquele espermatozoide que chegou em segundo lugar, mas que encontrou o óvulo já fecundado? Ninguem se preocupa com aquele infeliz, e olha que o tal zoídinho tinha toda uma carga genetica, um dna fantastico, que quem sabe, poderia ter até mesmo feito que aquele óvulo desenvolvesse um genio, um sexy simbol, um artista, um cara realmente legal, um segundo Einsten, um outro Gandhi, um novo Budha! Tava tudo ali nos genes dele... mas raios, ele chegou em segundo!

Vamos aos fatos... o tal zoídinho que fecundou o óvulo não foi o primeiro, que isso fique claro. Antes dele chegaram inumeros outros, e começaram a perfurar, abrindo o caminho. Ele foi simplesmente o cara que chegou na hora certa! Tipo assim, você - essa brilhante combinação genetica - que esta lendo este post, esta aí não porque o foi o zoíde mais esperto, mais bravo, o atleta da competição, mas por acaso, teve uma equipe mais esperta que chegou antes e começou a trabalhar - todos interessadissimos no óvulo - mas, por acaso o tal zoíde (que evoluiu até a Sua forma) chegou na hora certa!

Brilhante e Acertivo. Vitorioso! Legal, né?

O que aprendemos dessa brilhante primeira lição? Que não adianta ser o campeão em velocidade e possuir skills em escavar, o que interessa é o acaso, o chegar no lugar certo e na hora certa - e Bingo! 9 meses depois nascemos!
Olhando por essa otica podemos tirar inumeras conclusões, inclusive que 'nem sempre é melhor ser o melhor'.
Mas essa viagem toda tinha outro objetivo - mostrar que com erro, duvidas, tentativas e acasos, acertamos, crescemos e evoluimos.
Sou contra a vida certinha, polida e sem erros. Vale a pena errar, tentar, buscar, correr atras.
Não quero com isso dizer que esta certo quem vive quebrando a cara e se dando mal. Mas falo de um equilibrio - planeje, execute e aprenda com os erros, da proxima vez tente fazer melhor.

Tente viver sem a paranoia da perfeição. Sem a loucura da infabilidade. Passeie pela vida como quem anda com os pés na areia de uma praia, ou como quem caminha desprentesiosamente por um shopping, ou quem o observa a arquitetura do Passeig de Gracia.
Sei (na pele) que a perfeição é cobrada no mundo corporativo, mas ainda assim, podemos nos permitir errar no transito, no amor, na fé, na diversão e em tudo mais.

Podemos errar e permitir o erro alheio. Errar, chegar atrasado, não saber onde estar - faz parte da vida, faz a vida... e te fez como ser!
Entre erros e acertos, acasos e metas, quedas e voos... permita o passeio e observe a paisagem. Observe a si mesmo - tão importante quanto crescer e evoluir é observar, sentir, aprender, divertir-se!
Divertir não é proibido, nem brincadeira de criança - nascemos de uma gozada (tomara que tenha sido um orgasmo multiplo!) e quem sabe... de um erro não planejado!
Então, pra que se estressar os outros, se sabe lá, se nem era pra voce estar por aqui? (vai saber - erro de tabelinha, pilula de farinha, camisinha furada, improvisos numa noite de bebedeira e etc.)

Erros e Acertos - Não se estresse! Relaxe e Goze, que a vida tem de continuar!


Nenhum comentário:

Postar um comentário